Tudo Sobre o Programa Jovem Aprendiz Aqui!

O primeiro emprego de um jovem que está ingressando no mercado de trabalho é sempre um grande desafio. Quem já passou por isso deve lembrar as inúmeras barreiras que precisam ser vencidas para que o trabalho se incorpore à rotina e que se dê, finalmente, o início da vida adulta através do trabalho.

Desde 19 de dezembro de 2000, a Lei da Aprendizagem instituiu o Programa de Aprendizagem Profissional, com o objetivo de regulamentar e facilitar para jovens, e também para as empresas, o processo de inserção no mercado de trabalho.

As vantagens do programa se dão no âmbito da criação de oportunidades para os jovens que não têm experiência de trabalho e também para as empresas que a ele aderem, pois podem formar mão-de-obra qualificada.

Para se candidatar a uma vaga no Programa Jovem Aprendiz, é preciso verificar os requisitos e ver se está apto para inscrição.

O primeiro requisito que deve ser observado é a faixa etária para participação no Programa. Para participar, os candidatos devem ter entre 14 e 24 anos de idade, mas esta idade máxima não se aplica para pessoas com deficiência, para as quais não há limite de idade.

Além da faixa etária, é preciso estar cursando o ensino básico ou ensino médio (também se aplica a quem já concluiu).

O ingresso no Programa Jovem Aprendiz começa com a inscrição do aluno no CIEE. Esta inscrição pode ser feita presencialmente em uma unidade do CIEE da sua cidade, ou diretamente no site oficial da instituição portal.ciee.org.br. Este cadastro é gratuito e precisa ser feito com bastante atenção aos dados incluídos, pois são através destes contatos que a instituição responderá ao candidato sobre as vagas que ele poderá preencher.

Como é feito o processo seletivo de Jovem Aprendiz?

O processo seletivo para uma vaga no programa Jovem Aprendiz passa por um processo que integra o empregador com o CIEE, mas o empregador é livre para contratar o aprendiz que preferir e que mais se adequar ao perfil que ele procura.

Não é somente no site do CIEE que o jovem interessado deve procurar por vagas de trabalho no programa, mas principalmente, buscar as vagas diretamente nas empresas cadastradas.

As empresas que contratam jovens aprendizes costumam divulgar suas vagas nos seus próprios murais de divulgação, em quadros de vagas nas escolas e instituições de ensino, além dos sites oficiais e perfis em redes sociais, além de feiras e eventos promovidos por instituições de ensino e de fomento ao trabalho.

vagas jovem aprendiz

Como conseguir uma vaga para Jovem Aprendiz?

Na preparação para concorrer à vaga, o candidato deve tomar cuidado e ter atenção a algumas posturas a serem adotadas.

A primeira delas é a construção de seu currículo. Obviamente, como qualquer  candidato inexperiente, não terão muitas informações profissionais a serem preenchidas, mas a linguagem padrão de currículo e o correto uso das normas gramaticais precisam ser observados.

Além disso, o candidato precisa adotar postura mais formal, pois certamente passará por entrevistas, que poderão ser individuais e/ou em grupo.

Veja também como achar vagas de emprego Maringá

Quais são os cargos para Jovem Aprendiz?

Existem diferentes tipos de modalidades para a Aprendizagem Profissional. Ela pode ser de nível técnico, ou em nível de formação inicial por ocupação profissional ou por arco ocupacional.

A aprendizagem profissional de nível técnico tem a formação técnica ofertada por uma instituição de nível técnico.

Já a aprendizagem em nível de formação inicial por ocupação profissional ou arco ocupacional tem o ensino voltado para qualificação em determinada função/arco, buscando ampliar as oportunidades do jovem no mercado de trabalho.

melhor área jovem aprendiz

Qual a melhor área para Jovem Aprendiz?

São diversas as áreas que oferecem vagas no programa Jovem Aprendiz, certamente, o candidato deve procurar aquelas que já imagina ter mais proximidade com seu perfil. Quando se está começando no mercado de trabalho, é comum não saber quais áreas temos mais aptidão e este é mais um aspecto importante deste tipo de programa, pois situa o jovem frente às oportunidades de carreira a seguir.

No site do CIEE encontramos um rol de áreas que abrangem o Programa Jovem Aprendiz, as quais serão elencadas aqui abaixo:

  • Arco Administrativo;
  • Arco Bancário Adolescente;
  • Arco Bancário Jovem;
  • Arco em Ocupações Agrícolas;
  • Assistente Administrativo Rural;
  • Auxiliar de Alimentação;
  • Auxiliar de Logística;
  • Auxiliar de Produção;
  • Comércio e Varejo;
  • Indústria da Carne;
  • Mecanização Agrícola;
  • Ocupações Administrativas;
  • Operador de Suporte, Hardware, Software e Redes;
  • Operador de Telemarketing.

Qual é o nível hierárquico de um Jovem Aprendiz?

O candidato que consegue ingressar no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz entra na empresa com a missão de aprender e ganhar experiência, assim como quem entra para um estágio ou para um programa de trainee. Todos são cargos de entrada e servem para construção inicial da carreira dos jovens profissionais.

jovem aprendiz quanto ganha

Quanto ganha um Jovem Aprendiz que trabalha 4 horas

O Jovem Aprendiz recebe uma remuneração compatível com a sua carga horária na empresa, que deve ser equivalente a carga horária do curso no qual estiver matriculado.

A duração máxima do contrato é de até 2 anos e a jornada pode ter de 4 a 6 horas de duração.

Como se trata de um contrato de trabalho que deve, inclusive, ter anotação na Carteira de Trabalho, o jovem participante do programa tem seus direitos trabalhistas e previdenciários garantidos por lei.

A remuneração, portanto, irá variar de acordo com o período de trabalho estabelecido no contrato, porém obedecerá ao equivalente proporcional ao salário mínimo nacional (R$1212,00 – jornada de 8h –  a partir de 1 de janeiro de 2022).

Com isso, o mínimo que o jovem aprendiz poderá receber por sua jornada de 4h será R$606,00 por mês.

Esse valor não inclui as demais verbas às quais ele tem direito, como vale transporte, 13o salário, FGTS (2%), INSS, seguro desemprego e férias remuneradas e gozadas no mesmo período das férias letivas.

Os jovens participantes do programa, além de suas remunerações e ganho de experiência profissional, também recebem certificado de conclusão do curso profissionalizante, quando atingem um mínimo de 75% de frequência.

A Central de Atendimento do CIEE está à disposição dos usuários para auxílio e esclarecimento de dúvidas, e podem ser acionados através de suas unidades físicas presencialmente, ou pelo telefone de contato 3033-2433.

 

Fontes:

https://portal.ciee.org.br/para-voce/jovem-aprendiz-ciee/aprendiz/

https://cieecdnportal.s3.amazonaws.com/media/2021/08/Manual_Aprendizagem_SINAIT.pdf

Vinicius Cardozo

Um comentário em “Tudo Sobre o Programa Jovem Aprendiz Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *