Como achar Vagas de Emprego em PE

Se você está à procura de emprego em Pernambuco, fique atento ao conteúdo do post de hoje que traz uma série de dicas e sugestões para que você encontre o seu lugar no mercado de trabalho.

Como está o mercado em Pernambuco?

O mercado de trabalho em Pernambuco tem como forte impulsionador de vagas de emprego o Porto de Suape. O Complexo Industrial de Suape, atuante há 42 anos no mercado, é responsável por gerar cerca de 23 mil empregos diretos, tendo aproximadamente 150 empresas instaladas e em fase de instalação.

Esse fato representa uma estabilidade para quem trabalha em empresas que atuam no setor em Suape, como por exemplo, refinarias, petroquímicas e estaleiros, além de geração de energia eólica e termelétricas.

São setores que necessitam de mão-de-obra especializada e têm grande capacidade de empregar pessoas de todo o país, que migram para a região em busca de colocação profissional e acabam por movimentar outras áreas da economia, como moradia e construção civil e o comércio.

Além disso, o complexo Suape movimenta também o mercado de exportações, gerando postos de trabalho para quem tem curso superior em áreas como Relações Internacionais e Comércio Exterior.

empregos pe

Como achar vagas de emprego em PE?

É fato que a tecnologia tomou conta da maioria das nossas atividades diárias, e a busca por uma vaga de emprego não poderia ser diferente. Se cadastrar em sites que concentram ofertas de emprego, manter-se atualizado de acordo com o que as empresas exigem dos funcionários, acompanhar toda a movimentação do mercado profissional em que se está inserido, faz parte da busca por uma melhor vaga de trabalho.

Além disso, as empresas de maior porte costumam manter sites institucionais próprios, onde dispõem de bancos particulares de currículos e abrem seus próprios processos de seleção de funcionários sem intermediadores ou agências de empregos, por isso é importante acompanhar de perto as oportunidades que essas empresas oferecem através de seus canais de comunicação.

Para quem não tem o hábito de utilizar redes sociais, o Linkedin é uma excelente plataforma para ingressar neste mundo profissional da era digital. Nesta plataforma (que você pode acessar por aqui) encontram-se empresas de diversas áreas e todas com objetivo de expor a imagem da empresa e apresentar suas áreas de atuação. Por outro lado, a maioria dos profissionais que buscam uma vaga de emprego ou recolocação no mercado de trabalho, se preocupam em manter seus perfis atualizados e aproveitam para se candidatarem às vagas ali anunciadas.

Como achar banco de vagas em Pernambuco?

Os trabalhadores que estão na reserva de mercado e procurando uma vaga de emprego com urgência no Estado de Pernambuco, na sua capital Recife ou nas demais cidades da região devem buscar as oportunidades em diferentes canais de divulgação.

A internet e seus sites de emprego são os principais caminhos para uma busca rápida e gera um panorama do mercado de trabalho no Estado de Pernambuco. Para quem ainda não ingressou em emprego algum, mas já escolheu sua principal área de atuação, estágios são excelentes meios de se ganhar experiência profissional, algo que torna tão difícil a conquista do primeiro emprego, quando o candidato não tem experiência alguma na função.

As universidades e cursos profissionalizantes ensino médio/técnico costumam ter um setor de encaminhamento dos alunos para estágios, constituindo importante banco de vagas, como o da UFPE, que os alunos podem acessar neste link.

SETEQ – Pernambuco

O Governo do Estado de Pernambuco, através da SETEQ, Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, concentra as vagas de emprego do Estado e procura fazer a justa e correta distribuição aos trabalhadores cadastrados nas Agências.

Além de buscar inserir as pessoas no mercado de trabalho, ainda promove qualificação profissional aos usuários.

A SETEQ é também a Secretaria responsável por coordenar todas as atividades que são oferecidas pelo Sine no Estado, por meio da Agência do Trabalho. Dentre suas funções, estão:

  • Intermediação de mão de obra para vagas do Sine (Sistema Nacional de Emprego);
  • Fomentar programas de formação e qualificação profissional;
  • Parceria com o Sistema S – Programa Novos Talentos e Projeto Ideia;
  • Incentivar o empreendedorismo – Centrais de Oportunidades e Expresso Empreendedores;
  • Apoiar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas;
  • Estimular o associativismo – projetos de economia solidária.

Para quem precisar dos serviços da SETEQ, o endereço da Secretaria é Avenida Marquês de Olinda, número 15, Bairro do Recife. Fica na capital, Recife-PE, CEP 50030-000. 

O site oficial da instituição pode ser acessado neste link.

Agência do Trabalho – Central de Oportunidades de Pernambuco

Criadas pela SETEQ com o objetivo de concentrar os serviços oferecidos pelo Estado de Pernambuco, ela inclui a importante pasta Agência do Trabalho.

Os endereços onde as Agências podem ser encontradas estão logo abaixo:

  • Afogados da Ingazeira – Rua Dr Nogueira Lima, 165, Centro;
  • Escada – Rua da Matriz, 51, Centro;
  • Exu – Av. Edmundo Dantas, 300, Centro;
  • Ibirajuba – Rua Pedro Tributino, s/n, Centro;
  • Itapetim – Rua Juvino de Souza, s/n, Centro de Itapetim;
  • Triunfo – Rua Cezário Ramos Costa, 25, Bairro do Rosário;
  • Paulista – Praça Frederico Lundgren, s/n, Centro;
  • Salgueiro – Av. Antônio Angelim, 570, 1 andar, Centro;
  • Sirinhaém – Rua Marquês de Olinda, 160, Centro de Sirinhaém;
  • Surubim – Rua Severino Clemente de Arruda, 315, Centro;
  • Pesqueira – Av. Ézio Araújo, 400, Centro.

É importante salientar que, quem for se candidatar a uma vaga nas Agências Recife, Salgueiro e Vitória para fins de intermediação de mão de obra, precisa fazer o agendamento do atendimento neste link.

sine pernambuco

Como se cadastrar no Sine Recife?

Para se cadastrar no Sine em Recife, o usuário precisa comparecer a uma agência com os seguintes documentos pessoais:

  • CTPS – Carteira de Trabalho;
  • RG e CPF;
  • Número do PIS;
  • Currículo e
  • Comprovante de endereço.

Os serviços do SINE podem ser adiantados pelo aplicativo SINE Fácil, em qualquer lugar do país, e não apenas em Pernambuco. O app está disponível para download para sistema Android e iOS nas lojas oficiais.

Para quem preferir, o site da SETEQ também disponibiliza diariamente o quadro de vagas de emprego que estão abertas, não sendo necessário o comparecimento à agência apenas para conferir as oportunidades.

O link para conferir as vagas pode ser acessado aqui. Somente hoje, cerca de 300 vagas em diferentes áreas de atuação estão sendo oferecidas nas agências.

Além do encaminhamento para vagas de emprego, as agências do SINE também prestam aos usuários os serviços de orientação para o seguro desemprego e emissão de carteira de trabalho – CTPS.

Informações adicionais as postadas aqui podem ser obtidas através dos telefones (81) 3183.7012 e (81) 3183.7013.

Se você é de Pernambuco e conhece a SETEQ e os serviços prestados pela Secretaria para intermediação de mão de obra e encaminhamento para vagas de emprego, deixe aqui nos comentários a sua experiência e ajude mais pessoas a encontrarem sua vaga de trabalho.

Vinícius Cardozo

1 comentário em “Como achar Vagas de Emprego em PE”

Deixe um comentário