Buscando vaga de emprego em ES? Veja como garantir a sua!

O Estado do Espírito Santo, localizado na região Sudeste do país,  tem cerca de 4 milhões de habitantes, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE em 2016. Sua população economicamente ativa representa quase metade de seus habitantes, com predominância da área urbana.

Como está o mercado do Espírito Santo?

O Governo do Estado do Espírito Santo tomou medidas de enfrentamento à crise causada pela pandemia, e conseguiu mostrar sinais de melhora nos índices de emprego. No período compreendido entre julho de 2020 e abril de 2021, houve um aumento de cerca de 50 mil vagas de emprego formais no Estado, o que representa 50% do número almejado para ser atingido até o final de 2022.

O Plano Espírito Santo – Convivência Consciente busca promover crescimento econômico para amenizar as graves consequências causadas pela pandemia do Coronavírus, e se mostrou eficiente ao envolver o poder público e os setores produtivos para priorizar as pessoas e gerar emprego.

Setor Imobiliário

O primeiro setor que podemos citar como exemplo de crescimento econômico no Estado foi o imobiliário. Comparado com o ano de 2020, o mercado imobiliário capixaba cresceu cerca de 25%, alavancado pela crescente entrega de unidades de médio e alto padrão. Entre as cidades do Estado que mais representaram nesse crescimento estão Vitória e Vila Velha.

Setor de Turismo de Negócios e Eventos

Outro setor que podemos incluir como responsável pela melhora da economia do Estado do Espírito Santo, é o Turismo de Negócios e Eventos. Em função de o Estado estar localizado geograficamente próximo aos grandes centros econômicos, e ser sede de grandes empresas, além de possuir grandes atrativos de lazer e clima que favorecem o turismo recreativo, o Estado vem buscando atrair e estimular o Turismo de Negócios, por já ter uma estrutura hoteleira completa e favorável convenções.

emprego es

Como achar vagas de empregos ES?

A internet se tornou o grande aliado de quem está em busca de uma vaga de emprego e no Espírito Santo não poderia ser diferente. A Prefeitura Municipal de Vitória mantém em seu site oficial uma página que reúne as vagas de emprego disponíveis na região. Acesse aqui e conheça o Trabalha VIX.

No ano de 2022 já foram oferecidas 6804 vagas de emprego através do site, e somente hoje (01/04/2022) são 605 vagas de trabalho disponíveis. Ao acessar este endereço, o usuário consegue conferir quais são as vagas oferecidas, onde ele pode se candidatar, o número de vagas e qual a experiência e escolaridade exigidas para a função.

Isso somente na página principal do site, mas também é possível verificar mais detalhes sobre o trabalho e fazer a candidatura online. O caminho inicial para a procura de vaga de emprego nos sites do SINE passa pelo cadastro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), utilizando a senha do GOV.BR.

Se você ainda não tem esse cadastro, acesse o site através deste endereço e crie agora mesmo.

Aprenda também a achar vagas no site GUPY

Como se cadastrar no Sine de Vitória?

Feito o cadastro no site do MTE, o trabalhador já pode criar a sua conta no SINE Vitória para fazer a busca de vaga de emprego online. Além da candidatura às vagas, o site também permite a criação de alertas, para que o trabalhador seja notificado das próximas oportunidades de emprego que surgirem e sejam adequadas ao seu perfil profissional.

Quem utiliza mais o celular para acesso à internet e preferir, pode fazer o download do aplicativo SINE Fácil para o trabalhador, e utilizar os recursos disponíveis na busca da sua vaga de emprego. No aplicativo, também é possível agendar entrevistas, sempre com o login GOV.BR.

Agência Municipal do Trabalhador – Vitória ES

A Agência Municipal do Trabalhador faz a intermediação entre o trabalhador que está à procura de emprego, com a oportunidade de trabalho, que foi cadastrada na Agência por empregadores.

Não existe a cobrança de valores por nenhum destes serviços que são oferecidos aos trabalhadores e aos empregadores, buscando tornar mais eficiente a recolocação destes profissionais no mercado, e trazendo melhorias para a economia da região.

A Agência Municipal do Trabalhador atua desde 2008 no fomento ao trabalho e emprego na cidade, desde quando foi criada pela Prefeitura Municipal de Vitória, assumindo as responsabilidades do SINE da capital.

Quem preferir entrar em contato com o SINE de Vitória por telefone, pode fazê-lo através do número (27)31325310.

sine serra es

Como fazer cadastro no Sine de Serra ES?

As vagas disponibilizadas no site e que também são disponibilizadas na Agência Municipal do Trabalhador de Vitória, estão integradas ao sistema de empregos de todo o Estado. O trabalhador pode se inscrever para uma vaga através de qualquer uma das unidades da cidade.

Já para quem mora em Serra – ES e prefere se inscrever a uma vaga pessoalmente, poderá ir até a Agência Sine no endereço: 

Sine Serra – ES – Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416. O horário de funcionamento da Agência é das 8h até 17h, de segunda a sexta-feira.

No dia de hoje, estão sendo oferecidas 230 vagas de emprego, nas quais o trabalhador pode se candidatar via site ou pessoalmente na Agência, como preferir.

primeiro emprego es

Como conseguir primeiro emprego em ES?

As Agências do SINE estão prontas para receber trabalhadores que estão precisando se recolocar no mercado de trabalho e preencher as vagas existentes, mas isso também é oferecido a quem está a procura de seu primeiro emprego no Estado do Espírito Santo. No próprio site do Sine é possível conferir quais as vagas exigem experiência prévia (a qual, normalmente, é solicitado o período de 6 meses na função), ou se a vaga aceita trabalhadores sem experiência nenhuma na profissão.

Se o trabalhador se sente mais à vontade com as tecnologias de informação, pode se cadastrar nos sites de busca de postos de trabalho privados. Nesse caso, os sites recomendados por possuírem maior quantidade de vagas disponíveis são Catho e o Indeed.

Somente no Indeed encontramos 211 vagas de primeiro emprego disponíveis no Estado, em diferentes cidades, as quais se distribuem entre trainees, estágios ou jovem aprendiz. São vagas que não exigem experiência prévia e que pagam entre R$800 e R$3000 a quem for contratado.

Para candidatar-se a uma vaga e participar dos processos seletivos, é necessário apenas o cadastro gratuito do candidato na plataforma. 

No site da Catho não existe o filtro de “primeiro emprego” como no Indeed, mas você pode utilizar os demais filtros, como trainees, estágios ou jovem aprendiz, para a busca da sua primeira vaga de trabalho.

Não desanime na sua busca pelo primeiro emprego ou na sua recolocação profissional e utilize nossas sugestões para garantir sua vaga de trabalho o mais rápido possível.

 

Vinicius Cardozo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *