2 via CELESC Veja aqui como fazer

Precisando emitir a 2 via CELESC? Se mudou de endereço e acabou não recebendo a conta de luz desse mês? Seu boleto foi perdido ou extraviado de alguma forma? Hoje, com a correria do dia a dia, é fácil se perder na hora de pagar os débitos, inclusive os da sua casa ou empresa. Mas não se preocupe: também é muito fácil emitir uma nova via da fatura.

Se você é morador do estado de Santa Catarina, deve contatar a empresa para uma 2 via Celesc. A seguir, veja o passo a passo para retirá-la.

CELESC

O que é a Celesc?

A CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.) é a maior empresa responsável pela comercialização e distribuição de eletricidade no estado de Santa Catarina. Abrangendo cerca de 2,98 milhões de consumidores, a empresa gera energia a partir de 12 usinas hidrelétricas. São 4.000 km de linhas de transmissão e 150.000 km de rede de distribuição.

A sede da empresa é na capital, Florianópolis. Mas a empresa conta com 16 regionais, nas principais cidades do estado. Desde 2006. a companhia é dividida entre duas empresas: a responsável pela distribuição (Celesc Distribuição S.A.) e a outra responsável pela geração de energia (Celesc Geração S.A.). É considerada de economia mista, onde o estado de Santa Catarina detém cerca de 50% das ações.

2 via celesc

Para solicitar uma 2 via Celesc é fácil, e isso pode ser feito de diversas maneiras. Veja as opções e o que é preciso ter em mãos para acessá-la:

celesc 2 via

 

Acessando o site da Celesc você encontra, na barra esquerda, um ícone chamado “2ª Via Rápida”. Clicando no link, você será redirecionado à Agência Virtual. Então, é só acessar com o seu CPF/CNPJ ou o número da Unidade Consumidora, encontrado em qualquer conta antiga. A fatura impressa pela internet não é cobrada.

2 via celesc

Como tirar 2 via Celesc só com CPF?

Em qualquer uma das agências é possível emitir uma nova via de conta. Tenha em mãos o CPF ou CNPJ do titular da conta e o número da Unidade Consumidora. Para uma  2 via Celesc, será cobrado um valor de impressão.

segunda via celesc

Se você tem mais de uma conta atrasada com a Celesc, elas podem ser consultadas também. A consulta de débitos pode ser feita de três modos:

Pela Agência Virtual

No site, a primeira página já oferece opções da Agência Virtual. Clique em “Consultar débito” e você será redirecionado para a sua agência eletrônica. Faça o login com seu CPF/CNPJ ou número de unidade consumidora e consulte os seus débitos atrasados.

Pelo telefone

Ligue para 0800 48 0120 para o tele atendimento e solicite ao atendente as suas faturas atrasadas. Para isso, é importante ter o CPF/CNPJ do titular e o número da unidade consumidora em mãos.

Pelo atendimento presencial

Vá até a loja de atendimento presencial mais perto de você e solicite ao atendente informações sobre as suas faturas atrasadas. Lembre-se de levar a documentação necessária: o número da unidade consumidora e o CPF ou CNPJ do titular da conta. Para ver os endereços das lojas de atendimento na sua cidade, consulte o site da empresa.

Se você esquecer de pagar alguma fatura, ela comunicará o débito uma única vez, em uma mensagem na fatura. Por isso, é importante que você se atente às contas que pagou ou deixou de pagar. Atrasos e falta de pagamento podem gerar incômodos que vão além de multas e juros, passíveis de sujar o seu nome nas empresas de crédito e até motivar cortes de luz na sua empresa ou residência.

Como mudar a data de vencimento da conta de luz?

Às vezes, a data de vencimento da conta dificulta o pagamento. Se o dia previsto não coincide com a sua situação financeira na época do mês, é possível solicitar a mudança no vencimento. Para isso, ligue para o número 0800 48 0120 ou vá até a unidade de atendimento mais próxima de você e converse com o atendente. A Celesc oferece 6 opções de vencimento, além da data atual da fatura.

Para pagar a sua fatura da Celesc, é possível fazer a transação de várias formas. Pague nas lotéricas e lojas da empresa, na boca de caixa dos bancos Santander e Banrisul e por débito automático, internet e autoatendimento dos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil;
  • Bancoob;
  • Banrisul;
  • Bansicred;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica;
  • Cecred;
  • Citibank;
  • Credicoamo;
  • HSBC;
  • Itaú;
  • Mercantil do Brasil;
  • Safra;
  • Santander;

celesc fatura

Uma das soluções mais fáceis para o problema das contas atrasadas é passar a pagá-las em débito automático. Assim, o valor é descontado diretamente da sua conta corrente, e você não precisa enfrentar filas e nem sair de casa.

Para incluir a conta de luz  em débito automático é só ir até a sua agência bancária e fazer a solicitação, lembrando de ter o número da Unidade Consumidora em mãos. Além disso, também é possível solicitar a inclusão de débito automático nas unidades de atendimento presencial da Celesc. Não é preciso ser o titular da conta, mas somente ele poderá solicitar o cadastramento.

Para atendimento emergencial, ligue para o número 0800 48 0196. Para atendimento em horário comercial, ligue 0800 48 0120. Se você prefere o atendimento presencial, vá até a loja da empresa mais próxima do seu endereço, consultando a localidade no site.

Algumas consultas e serviços podem ser solicitados pelo site, no atendimento online. Evite filas e incomodações e confira se o que você deseja resolver não pode ser feito de casa.

Se você deseja reportar uma falta de luz, pode fazer isso pelo seu celular. Envie um SMS para o número 48196 com a mensagem “sem luz” e o número da unidade consumidora ou CPF/CNPJ do titular da conta.

 

Às vezes, alguns serviços e consultas podem ser feitas no site da companhia. Assim, você não perde tempo em filas e não precisa abrir compromissos na sua rotina. Veja o que pode ser feito no site da Celesc:

Serviços

  • Atualização de cadastro;
  • Solicitação de data certa;
  • Agendamento de atendimento;
  • Solicitação de parcelamento;
  • Denúncia de falta de luz;
  • Solicitação de 2 via Celesc;
  • Religação de unidade;
  • Desligamento de unidade;
  • Acompanhar processo de PEP;
  • Solicitações por e-mail (ligação nova, fatura e troca de titularidade).

Consultas

  • Consultar débitos;
  • Pagamento de fatura;
  • Recibo de quitação;
  • Lojas de atendimento;
  • Datas de leitura;
  • Datas de corte;
  • Tarifas;
  • Histórico de pagamentos;
  • Histórico de consumo;
  • Simulador de consumo.

Não tenho conta da Celesc, e agora?

A empresa é responsável pela distribuição de energia apenas no estado de Santa Catarina. Se você é morador de outro local, a empresa distribuidora é outra. Consulte contas antigas ou solicite à prefeitura de sua cidade e entre em contato com a sua companhia de luz.

Atenção! Mantenha as suas contas de luz da Celesc em dia, ou negocie parcelamento para o pagamento. Contas atrasadas ou não pagas podem não só resultar em juros e multas, mas também no corte do serviço de energia em sua empresa ou residência.

Se ainda não descobriu como emitir a 2 via CELESC, veja no vídeo que colocamos no YOUTUBE, é um tutorial completo e resolva seu problema. Confira:

Caso você tenha algum bem material – como uma TV, por exemplo, que tenha sido danificada por problemas na rede elétrica, como deficiência ou anormalidades, obras e atos necessários a manutenção, operação e ampliação, você pode pedir o ressarcimento do seu bem. Para isso, é preciso que você mantenha o aparelho em casa, sem concertá-lo, até que termine o prazo para a vistoria.

O processo todo é muito simples: você pode entrar em contato com a CELESC pelo Call Center ou pelas lojas de atendimento. Tenha em mãos seu RG e CPF, além do seu número de contrato com a companhia elétrica. Informe data e hora prováveis da ocorrência do dano, condições climáticas na data provável da ocorrência, relato do problema apresentado pelo aparelho com detalhes e as características gerais do aparelho, como marca e modelo, tensão, tempo de uso, se o aparelho é bivolt, entre outros. E pronto. A companhia vai questionar você sobre opção de recebimento da indenização (abatimento na conta de energia, depósito bancário ou cheque nominal).

A solicitação de ressarcimento pode ser feita até 90 dias corridos do acontecido. As demais etapas do processo levam em torno de 50 dias.

O primeiro passo é entrar em contato com a Celesc. Você pode fazer isso por telefone, e-mail ou pessoalmente em um centro de atendimento ao cliente.

Se você estiver alterando a propriedade da conta, precisará fornecer seu nome e o nome do novo proprietário. Você também precisará fornecer seu endereço atual e o novo endereço do titular da conta. Para alterar seu nome na conta de luz da Celesc, você precisa entrar em contato com a empresa e solicitar a alteração do formulário de alteração de titularidade.

Ao alterar seu nome na conta de luz da Celesc, você precisa fornecer uma cópia de um documento original que contenha seus nomes antigos e novos. Você também precisa fornecer uma cópia do documento de identidade com foto que inclua os dois nomes.

Vinicius Cardozo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *