Emprego no Rio Grande do Norte? Encontre a sua vaga de trabalho aqui

Continua após a publicidade...

Acompanhe aqui no Atualizo as melhores dicas para encontrar uma vaga de emprego. Hoje vamos trazer algumas sugestões para você encontrar trabalho no Estado do Rio Grande do Norte, e também sobre a economia da região. Saiba quais os setores que mais empregam e são mais favoráveis para absorver mão de obra.

O Rio Grande do Norte é bom para trabalhar?

O Rio Grande do Norte, em especial sua capital, Natal, tem um setor turístico muito forte, e tem mostrado sinais de recuperação neste período pós pandemia. Com a retomada gradativa da ocupação da rede hoteleira no período de férias, e também nos principais feriados, o ano de 2022 já vem mostrando que os milhares de postos de empregos que sempre foram gerados pelo setor serão novamente ocupados no Estado.

A rede hoteleira do Estado do Rio Grande do Norte segue responsável pela geração de vagas de emprego, por necessitar manter ocupados postos como camareiras, recreacionistas, motoristas, garçons, recepcionistas, profissionais de limpeza e manutenção de toda a sua estrutura. O comércio da cidade e a rede de apoio necessária ao atendimento de turistas, segue mantendo a economia do Estado aquecida.

Continua após a publicidade...

Geoparque de Seridó

Recentemente, o Rio Grande do Norte teve reconhecido pela Unesco como Geoparque a região do Seridó, com seus 2800 km quadrados de área que se espalham por seis municípios. Isso faz com que o desenvolvimento do turismo sustentável alcance também o interior do Estado, fomentando novas redes de emprego e renda para guias de turismo, pousadas e comércio dessas cidades.

Em função desse reconhecimento ser muito recente, as vagas de emprego que serão geradas estão em fase inicial, portanto, quem precisa se colocar no mercado de trabalho já pode pensar em se dedicar a conseguir uma delas.

Petróleo no Rio Grande do Norte

Não é só no setor de turismo que se apoia a economia do Rio Grande do Norte. A exploração de petróleo na região é responsável direta pela geração de empregos, mostrando crescimento de postos de trabalho e otimismo para o ano de 2022. A expectativa é da criação de 450 novas vagas de emprego usando mão de obra local até o final do ano.

Quem se enquadra nesse setor deve ficar atento às oportunidades geradas pelas petrolíferas da região e para quem está estudando e quer entrar neste mercado de trabalho, o caminho mais rápido para se profissionalizar com excelência na área são os cursos técnicos do SENAI-RN, o qual mantém parcerias com as empresas do setor, que incentivam os cursos e absorvem a mão de obra especializada, gerando o aumento da empregabilidade na região.

Os cursos promovidos pelo SENAI-RN são gratuitos e, atualmente, estão com 242 vagas em aberto para capacitação profissional nas áreas de construção civil, administração e elétrica. Para mais informações sobre os cursos e como se inscrever, você pode acessar o site da instituição neste link.

empregos rn

Como achar vagas de emprego no Rio Grande do Norte – RN?

A procura de vagas de emprego no Rio Grande do Norte pode começar com a utilização dos serviços disponibilizados pelo Estado nas agências do SINE-RN. Atualmente, o órgão responsável está ligado à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS.

Os serviços disponíveis nas agências do SINE-RN atingem tanto trabalhadores como empresários da região. É possível o atendimento para quem tem vagas de trabalho a oferecer em suas empresas, bem como ao público principal, que são trabalhadores que precisam confeccionar sua carteira de trabalho (CTPS), trabalhadores à procura de vaga de emprego e trabalhadores que precisam encaminhar o seguro desemprego, além de esclarecimento de dúvidas e orientação à população em questões relacionadas ao trabalho. O atendimento abrange o cadastro, a seleção e o encaminhamento dos usuários às vagas oferecidas através do órgão.

Empresas que queiram cadastrar suas vagas disponíveis, podem procurar o atendimento do SINE-RN através do email [email protected] e no site www.sine.rn.gov.br. Também é possível utilizar o serviço através do cadastro no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho (acesse aqui).

Para aqueles que preferirem o atendimento presencial do SINE Matriz Candelária,  o órgão está localizado na rua Nossa Senhora da Candelária, S/N, próximo à OAB/RN, bairro Candelária. O horário de atendimento é das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

O endereço e horário de atendimento acima também são os mesmos para trabalhadores que necessitam dos serviços do SINE-RN.

Como achar vagas no site Global Empregos.

pat rio grande norte

Como se cadastrar no PAT RN?

A Prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte, mantém um serviço de atendimento separado do SINE-RN para quem está em busca de uma vaga de emprego, é o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda. No site da Prefeitura, diariamente estão sendo divulgadas novas vagas disponibilizadas na cidade. Você pode ter acesso à página neste link.

Existem duas unidades de atendimento ao usuário na cidade, o qual precisa ser previamente agendado por telefone.

A unidade Cidade Alta se localiza no endereço: Rua João Pessoa, número 78. O telefone para agendamento de atendimento é o 3232-4922.

A unidade Alecrim se localiza no endereço: Rua Fonseca e Silva, número 1102. O telefone para agendamento de atendimento é o 3232-4233.

Para conseguir atendimento presencial, é necessário comparecer ao local com os seguintes documentos: RG, CPF, CTPS (física ou digital), número do PIS e comprovante de residência.

O Centro não mantém atendimento aos trabalhadores através de site ou email, apenas por telefone ou presencial em cada unidade.

empregos urgente rn

Onde encontrar vagas de meio período no Rio Grande do Norte?

Os órgãos como o SINE-RN e o Centro Público da capital disponibilizam diferentes tipos de vagas, e atualmente podem ser encontradas oportunidades de trabalho que exigem apenas meio período de comparecimento do trabalhador, ideal para quem ainda estuda, ou até mesmo, para quem já tem outro emprego de meio período e precisa complementar sua renda.

Existem vagas urgentes no Rio Grande do Norte?

As vagas oferecidas no SINE-RN e no Centro Público de Natal são para preenchimento imediato e os trabalhadores que necessitarem de uma vaga urgente deve procurar atendimento nestes locais já com toda a sua documentação em mãos, evitando assim terem de fazer mais de uma visita ao órgão e sem perderem tempo na busca por trabalho.

Para além dos meios oferecidos pelo Estado e pelos Municípios, quem procura por uma vaga de emprego com urgência deve ser proativo, utilizando-se dos recursos tecnológicos para encontrar a sua. Os sites mais indicados para a busca de vagas de emprego aqui no Atualizo, são os tradicionais Indeed, Catho e o próprio Google, por reunirem a maior quantidade de oferta de vagas cadastradas.

Se você já está inserido no mercado de trabalho no Rio Grande do Norte, compartilhe conosco através dos comentários a sua experiência e ajude mais pessoas a encontrarem uma vaga de emprego na região.

Vinicius Cardozo

Um comentário em “Emprego no Rio Grande do Norte? Encontre a sua vaga de trabalho aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *