Aprenda tudo sobre o Auxílio Merenda

O que é auxílio merenda?

O auxílio merenda surgiu para suprir a necessidade de milhares de famílias durante a pandemia de coronavírus. Durante esse momento de dificuldades econômicas, instabilidade no mercado de trabalho e paralisação das aulas, algumas pessoas precisam de uma ajuda como essa para sobreviver.

Mas é importante lembrar: essa medida é voltada para aquelas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O auxílio merenda, principalmente, é voltado para ajudar as famílias que possuem alunos de escolas públicas.

auxílio merenda

Para explicar um pouco mais sobre esse auxílio, devemos ter em mente que ele é um programa que ajuda as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, e que funciona apenas como uma medida emergencial. Ou seja, quando a pandemia chegar ao seu fim e as escolas voltarem a funcionar, é muito provável que esse programa seja descontinuado.

A ideia principal do Programa Auxílio Merenda é ajudar e garantir que os alunos da rede pública tenham acesso a alimentação durante todo o período da quarentena. O objetivo é prover um benefício temporário, que vai ser financiado com o dinheiro que iria para alimentação escolar em condições normais.

Esse benefício foi proposto e criado pelo Governo do Estado de São Paulo, o único lugar onde esse programa acontece. Por isso, mantenha em mente: você só pode receber o auxílio merenda se for morador de alguma cidade do estado de São Paulo. Em algumas regiões, estão sendo estudadas ações para implantar esse programa, que funcionaria da mesma forma. No entanto, isso depende do governo de cada estado. Além disso, também é importante lembrar que o programa só é voltado para os alunos de escolas estaduais, não municipais.

Algumas cidades já estão estudando a possibilidade também. Por isso, para saber se o seu filho, que estuda em uma escola municipal, pode ter o direito de receber, de acordo com as informações que a Secretaria da Educação do seu município poderá dar a você.

auxilio merenda

Quem tem direito?

Para poder receber o auxílio merenda, é preciso preencher alguns requisitos. Veja quais são eles:

  • Ser estudante de alguma escola pública estadual de São Paulo, o que inclui também os alunos que estão matriculados no EJA (Educação para Jovens e Adultos);
  • Fazer parte de uma família que tenha a renda mensal por pessoa de até 89 reais;
  • Ter a família cadastrada no Cadastro Único;
  • Pertencer a uma família que é beneficiada pelo Programa Bolsa Família.

Para quem se encaixa nesses parâmetros, pode começar a receber o auxílio merenda. O pagamento desse benefício é feito por meio do Picpay, um aplicativo que trabalha com dinheiro na forma digital. Essa foi a forma que o Governo do Estado de São Paulo encontrou de auxiliar as pessoas por meio de transferências online, que não precisam de saque ou filas para receber.

Como se cadastrar?

Para se cadastrar no Auxílio Merenda Escolar, atente-se às datas. Existem diferentes opções de cadastro na região, e algumas opções, como o cartão, ficaram disponíveis por pouco tempo.

Mas como as aulas presenciais ainda estão paradas, e com o aumento das famílias que desejam se inscrever, é possível que o cadastro do Auxílio Merenda seja reaberto ainda antes do final da pandemia. Fique atento às informações do Governo do Estado de São Paulo.

Como receber o valor?

Se você preencher os requisitos, fez o cadastro e foi aprovado, é preciso saber como receber o valor do Auxílio Merenda Escolar. Depois que fizer o primeiro saque, vai ser muito mais fácil lidar com o aplicativo, que é muito fácil e tem ações muito simples.

Veja como no passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: abra o app do Picpay e escola a opção “Carteira”. Depois, será preciso confirmar se o dinheiro do benefício já está lá. Aí é só clicar no botão “Retirar”;
  • Segundo passo: nessa etapa, você precisará escolher a opção de saque mais interessante para você;
  • Terceiro passo: você pode sacar o seu Auxílio Merenda Escolar nos caixas eletrônicos do Banco24Horas ou transferir o valor para quem conta bancário. Lembre-se que o valor da transferência pode demorar até dois dias úteis;
  • Quarto passo: para sacar o auxílio merenda no Banco24Horas, onde você pode ter o dinheiro em mãos, é preciso acessar a caixa e escolher a opção “Saque Digital”;
  • Quinto passo: depois, é só clicar no botão de QR Code, abrir o aplicativo do Picpay e escolher a opção de “Retirar” na sua carteira;
  • Sexto passo: para finalizar, escolha o valor do saque e escaneie o QR Code direto na tela do caixa eletrônico. Insira a sua senha para permitir e retire o seu dinheiro em mãos.

valor auxilio merenda

Qual é o valor?

Antes de se cadastrar para o Auxílio Merenda Escolar das escolas estaduais de São Paulo, é muito bom saber qual é o valor que será recebido. O Governo do Estado definiu um pagamento de 55 reais por mês, que vai ser pago em todo o período de suspensão das aulas da rede estadual.

Para receber essa quantia do benefício, não é preciso ter uma conta bancária, visto que ela é paga via Picpay, um aplicativo. Também não há um limite de estudante por família beneficiária. Ou seja, se a família tem três estudantes que estão matriculados na rede pública estadual, o auxílio pode chegar até os 165 reais.

Como receber o auxílio pelo Picpay?

Como vimos, não é preciso ter uma conta bancário para receber o Auxílio Merenda Escolar. O pagamento é feito pelo Picpay, um aplicativo muito fácil de utilizar. Veja como no passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: baixe o aplicativo do Picpay na Google Play Store ou App Store, dependendo do sistema operacional do seu celular;
  • Segundo passo: depois de fazer o cadastro usando o seus dados e de confirmar pelo link do e-mail, abra o seu aplicativo;
  • Terceiro passo: na tela principal do Picpay, clique no botão que diz “Ajustes”;
  • Quarto passo: agora, tire uma foto sua em um local com boa iluminação. Recomendamos que você não use acessórios como óculos, óculos escuros, bonés, etc. na hora da foto;
  • Quinto passo: tire uma foto da frente e do verso do RG ou da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Sexto passo: agora que a sua identidade está confirmada, o auxílio merenda vai entrar na sua conta do Picpay automaticamente, dentro de até 4 horas.

Quantas parcelas é o auxílio?

É importante lembrar que o Auxílio Merenda Escolar vai ser disponibilizado apenas nos meses da pandemia, onde as escolas não estão funcionando. A primeira parcela foi paga no mês de abril.

Assim como nos meses anteriores, o pagamento sempre é feito por meio do app do Picpay, que pode ser usado em qualquer smartphone. De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, os beneficiários que já receberam o benefício nos meses que já se passaram, não precisam repetir o processo de cadastro. Só precisam esperar que o dinheiro caia na conta todos os meses. O pagamento atual deve ser creditado automaticamente às famílias cadastradas.

Não há um número específico de parcelas: elas serão pagas enquanto durar a pandemia e o período de quarentena. Nos meses em que as aulas estão suspensas, é direito dos alunos de baixa renda das escolas estaduais públicas receber o auxílio merenda escolar.



Atualizo
Siga-nos

Deixe um comentário